sábado, 10 de abril de 2010

Malik Shah-I

Jalal al-Malik-Shah Dawlah ou simplesmente Malik Shah (persa: ملكشاه, turco: Melikşah) foi sultão seldjúcida de 1072-1092.


Malik Shah.

Ele expandiu o território seldjúcida na Anatolia, na Síria em detrimento dos fatímidas do Egito , a criação de príncipes cliente em Edessa , Aleppo e Damasco.

Revolta na Anatólia

Suleyman se revoltou contra Malik Shah I e proclamou-se o sultão Rûm , estabelecendo sua capital em Nicéia. Suleyman expandiu seu reino, mas foi morto perto de Antioquia em 1086 por Tutush I , o governante Seljuk de Síria. O filho de Suleyman, Kilij Arslan I , foi capturado e levado como refém para Malik Shah I.

Legado

Após sua morte, em 1092, o império Seldjúcida perdeu territórios, o irmão de Malik e seus quatro filhos discutiram sobre a repartição do império entre si. Kilij Arslan I restabeleceu o Sultanato de Rum, na Anatólia, e Tutush I estabeleceu-se em Síria. Na Pérsia, Malik Shah foi sucedido por seu filho de Mahmud I, cujo reinado foi contestada por seus outros três irmãos: Barkiyaruq no Iraque, Muhammad I, em Bagdá, e Ahmed Sanjar em Khorasan.

A desunião dentro das terras Seldjúcidas contribuíram para o sucesso da Primeira Cruzada.

Fonte: Wikipédia
Tradução e Edição: Valter Pitta


Leia também!

► O Poder Seldjúcida

► Império Seljúcida

Nenhum comentário: