domingo, 28 de fevereiro de 2010

Mehmed II

Maomé II, também conhecido como Muhammed II ou Mehmed II (30 de março de 1432 — 3 de maio de 1481), alcunhado el-Fatih, ou o Conquistador foi sultão do Império Otomano durante o curto período de tempo decorrido de 1444 para 1446 e, depois, de 1451 para 1481.




Foi o primeiro soberano otomano a reclamar o título de califa, o soberano supremo de todos os muçulmanos, e César de Roma, o soberano supremo de todos os cristãos, além dos habituais títulos de rei, sultão (o soberano de um estado muçulmano), Han ou Khan (soberano turco) etc.


A entrada de Maomé em Constantinopla.

Dois anos depois de subir ao trono em 1451, Mehmed terminou com o Império Bizantino, ao capturar Constantinopla em 1453 (durante o conhecido Cerco de Constantinopla), e outras cidades Bizantinas da Anatólia e dos Balcãs. A invasão de Constantinopla e campanhas bem sucedidas contra pequenas monarquias nos Balcãs, Crimeia, e territórios turcos na Anatólia conferiram-lhe respeito por parte das outras potências, passando o estado de Otomano a ser reconhecido como um império pela primeira vez. O avanço de Mehmed em direção ao centro da Europa terminou com o mal sucedido Cerco de Nándorfehérvár (actual Belgrado) em 1456.


Maomé II a frente de seu exército durante a campanha de Constantinopla.

O seu reinado, marcado principalmente pela captura de Constantinopla, tornou-se também célebre pela tolerância excepcional com que tratou os seus súbditos, especialmente os bizantinos por ele subjugados. Estabeleceu dentro da cidade uma comunidade religiosa autônoma, nomeando o antigo Patriarca como governador da cidade de Constantinopla.

É também reconhecido como o primeiro sultão a codificar a lei criminal e constitucional, muito antes de Solimão (Suleyman) o Magnífico (também denominado "o Legislador" ou "Kanuni"). Estabeleceu assim a imagem clássica do sultão Otomano autocrático (padishah). Depois da queda de Constantinopla, fundou diversas universidades e colégios na cidade, alguns dos quais ainda estão em funcionamento.

O seu túmulo está localizado na Mesquita Fatih, em Istambul.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: