terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Afshar

Afshar é um clã iraniano originário do Turquestão. Avşar, awshar ou afshar significa "caçador hábil" ou "aquele que liquida um negócio prontamente".

Origem

A origem dos Afshar remonta a um grupo de tribos oguzes, turcos que se deslocaram dos planaltos do Qibtshag para o Turquestão, em direção ao Irã. Muitos deles chegaram à Síria e mesmo à Ásia Menor. A maior parte, entretanto, permaneceu no sudoeste do Irã. Sob a direção de seu líder Shoumla (1148 - 1174), pouco a pouco o clã aumentou sua influência política.
Forçados pelos mongóis a deixar seu lugar de origem, os Afshar instalaram-se na Pérsia e no Azerbaidjão, no final do século XII.

Ascensão política

A ascensão dos Safávidas ao poder no Irã, no início do século XVI corresponde a um aumento do poder do clã. Com efeito, uma parte de suas elites será parte do exército dos Qizilbash - uma coalizão de clãs xiitas do Azerbaidjão, predominantemente de língua turca.
Os Qizilbash, unidos pela crença na doutrina safávida do xiismo, conduzirão Ismail Xá Safavi (1499 – 1529) ao trono, dando início à dinastia dos Safávidas. Posteriormente o Xá designou os chefes das tribos integrantes da coalizão de apoio como seus representantes nas diferentes províncias iranianas. Por determinação do soberano, que pretendia deter os uzbeques, os Afshar se transferiram do Azerbaidjão para o Khorasan.
Já no século XVIII, a fraqueza dos Safávidas diante dos afegãos terá como conseqüência um dos períodos mais sangrentos da história do Irã, convertido em alvo de pilhagens e massacres.


Nader Xá, era um membro da tribo
turca Afshar do norte da Pérsia.

Nesses anos turbulentos, um dos chefes Afshar, Nadr Qoli Beg Afshar, destaca-se como líder militar ao expulsar os afegãos e restaurar o trono do safávida Tahmasp II, que será, no entanto, deposto pouco depois. Nader assumirá então a regência do império persa, passando posteriormente a ocupar o trono ele próprio, como Nader Xá, dando assim início à dinastia dos Afsharidas.
Os Afshar são ainda muito numerosos no Azerbaidjão, Khorassan, Kirman, Kuzestão, Veramin, Zandjian, Hamadan e Mazandaran e dentre eles, ainda existem grupos nômades.
Falam uma língua túrquica - afshar ou afshari, por muitos considerada como um dialeto azerbaidjano. Todavia, assim no caso de muitas outras línguas túrquicas, a contigüidade de múltiplos dialetos torna difícil a distinção de limites entre línguas e dialetos. O afshari se distingue do azeri por um grande número de palavras de empréstimo do dari e pequenas diferenças fonéticas na pronúncia de vogais.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: