sábado, 10 de abril de 2010

Bulan

Bulan foi um rei Khazar que conduziu a conversão dos khazares ao judaísmo.

Seu nome significa "alces", em turco. A data do seu reinado é desconhecida, como a data da conversão é disputada, embora seja certo que Bulan reinou em algum momento entre meados da década de 700 e meados dos anos 800. Também não é resolvido se Bulan foi o Bek ou Khagan dos khazares.

Nos trabalhos de DM Dunlop era certo que era um Bulan Khagan, no entanto, trabalhos mais recentes, como os judeus de Khazaria por Kevin Brook, assumir que ele era o Bek devido a referências a ele conduzindo campanhas militares.

Em sua busca para descobrir qual das três religiões abraâmicas que formaria suas próprias convicções religiosas, convidou representantes de cada um para explicar seus princípios fundamentais. No fim, ele escolheu o Judaísmo.

Na correspondência Khazar, o rei Joseph traça sua linhagem de volta para Bulan. Ele se refere à reforma do governante Khazar Obadias como sendo um dos "filhos dos filhos de Bulan". Os descendentes reais de Bulan são chamados pelos pesquisadores como Khazar Bulanids, embora a sua auto-designação é desconhecido.

O nome de Sabriel é dado na Carta Schechter (aproximadamente contemporâneo com carta do rei Joseph) referindo-se o rei Khazar, que levou à conversão ao judaísmo. A Carta Schechter também dá a Sabriel pelo menos uma parcial ancestralidade judaica / israelita. Sabriel é descrito como tendo travado campanhas bem sucedidas no Cáucaso e no Azerbaijão iraniano, possivelmente como parte da guerra árabe-Khazar.

Sua esposa, Serakh, é descrito como uma judia e que o incentivou a estudar e adotar o judaísmo. A Carta Schechter é omisso quanto à questão de saber se Sabriel era de fato Bulan, na verdade, o nome Bulan não aparece no documento.
Estudiosos sobre os Khazares às vezes se referem ao rei que conduziu a conversão dos khazares ao judaísmo como "Bulan Sabriel", embora seja possível que eles podem ter sido pessoas diferentes. Em A História dos khazares judeus, por exemplo, Dunlop DM examinou (e em última instância rejeitou) a teoria de outros estudiosos que Sabriel na verdade se refere a Obadias.

Fonte: Wikipédia
Tradução e Edição: Valter Pitta

Nenhum comentário: