
Era esse o quadro que se apresentava no início do século XI e que permitiu a chegada dos turcos vindos do Turquestão. Estabeleceram-se em Bucara e aceitaram o Islam, tornando-se sunitas. Seu líder era Seljuk e passaram a ser conhecidos como os turcos seljúcidas. Eram muito ativos e logo tornaram-se politicamente fortes na região. Um de seus líderes foi Tughril Beg, neto de Seljuk, e que levou seu povo a diversas vitórias.
Sua primeira conquista foi o Corassã, onde ele se estabeleceu, dividindo o exército em três comandos. Ele chefiava o primeiro exército. Os outros dois ele deu para seus irmãos. Os três exércitos marcharam para Pérsia, conquistando uma província depois da outra. O único poder militar que podia enfrentar os seljúcidas naquela época eram os ghaznavidas, mas os sucessores de Mahmud, o Grande, dispersos em lutas e disputas internas, não conseguiram deter a nova onda de conquistas. Perderam suas províncias ocidentais para os seljúcidas sem reagir.
Os buaihidas também enfraquecidas por disputas internas, nada puderam fazer contra os seljúcidas. Em 1055, Tughril Beg era senhor da metade oriental do califado e em seguida ele parte para conquistar Bagdá. O general turco dos buaihidas na capital era al-Basasiri, que fugiu e o califa pensou que era um libertador que estava chegando. Como os seljúcidas eram sunitas, eles permitiram que o califa usufruísse de mais poder. Assim, ele recebeu Tughril Beg e em 1056 deu-lhe o título de Amir ul-Sharq wal-Gharb, o Senhor do Oriente e do Ocidente.
Fonte: www.webspace.webring.com
Leia também!
► O Poder Seldjúcida
► Império Seljúcida
Nenhum comentário:
Postar um comentário