sábado, 10 de abril de 2010

Danishmend Gazi

Danishmend Gazi, nome completo Gümüştekin Danishmend Ahmed Gazi ou Danishmend Taylu foi o fundador da Beylik de danismendidas. Após o avanço turco na Anatolia que se seguiram à batalha de Manzikert, sua dinastia controlava a região norte-central da Anatólia.




A derrota dos bizantinos exército na batalha de Manzikert permitiu aos turcos, incluindo as forças leais ao Danishmend Gazi, a ocupar quase toda a Anatólia. Danishmend Gazi e suas forças tomaram as terras da Anatólia central, conquistando as cidades de Neocaesarea, Tokat, Sivas, e Euchaita.

Durante a Primeira Cruzada , ele foi diretamente no caminho do avanço cruzados. Ele marcou um sucesso em capturar Boemundo I de Antioquia em 1100. Ele continuou a fazer campanha, estendendo-se para o sul e capturando Malatya (Melitene) em 1103 na Batalha de Melitene.

Ele foi sucedido por seu filho Emir Gazi Gümüştekin.

A tumba atribuída a ele é encontrado em Niksar.

Danishmendname

Danishmend Gazi é a figura central no Danishmendnâme, uma épico romance da língua turca. Neste trabalho, os eventos da vida de Danishmend Gazi são misturados com as façanhas lendárias do século 8.

As lendas que compõem Danishmendnâme foram compilados a partir da tradição oral turca, pela primeira vez, por ordem do Sultão Seljuk Kayqubad I, um século depois da morte Danishmend. A forma final que chegou a nossos dias, é um compêndio que foi colocado junto com as instruções do Sultão Otomano Murad II do início do século 15.

Dinastia e títulos

Danishmend Gazi às vezes é também referido pelo título Melik que significa "Rei", que na verdade foi concedida a seu neto em 1134 pelo califa Abássida de Bagdá e foi às vezes usado posteriormente pelos historiadores contemporâneos para se referir a Danishmend Gazi. O outro título, Gazi, denota um guerreiro.

Há também uma certa confusão sobre seu nome e divergência entre os nomes usados pelos estudiosos. Ele tinha o mesmo nome de seu filho, Gümüştekin. O pai é muitas vezes referida como pouco Danishmend Gazi, enquanto seu filho é chamado Emir Gazi, sem mencionar o nome Gümüştekin comum a ambos.

Fontes: Wikipédia
Tradução Edição: Valter Pitta

Nenhum comentário: