quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Ertuğrul

Ertuğrul (1198-1281) foi o líder dos Kayi, uma tribo de turcos oguzes do norte do Irão. Foi também o pai de Osmã, que viria a ser o fundador do Império Otomano.




Tendo o Irão sido varrido pela invasão Mongólica de meados do século XIII, a tribo Kayi foi forçada a deixar o Irã em direção à Anatólia; durante a fuga, o pai de Ertuğrul, Salomão Shah morreu afogado na travessia do Rio Eufrates, quando batia em em retirada de uma batalha perdida contra os Mongóis. Assim, Ertuğrul assumiu o comando da tribo dos Kayi aos 29 anos de idade.

Ala ad-Din Kay Qubadh I, o sultão seljúcida do Rum (Anatólia central), concordou em assentar Ertugrul e sua tribo no noroeste da Anatólia, em uma região ao redor da cidade de Sogut e compreendida entre o Rio Sangário e a Montanha Karaca Dag; na época um confim instável da fronteira turco-bizantina, e muito próxima a fortalezas gregas como Nicéia, Bursa e Nicomédia.

Ertuğrul, como mais tarde seu filho Osmã e seu neto Orhan, recebera do Sultão do Rum o título de Gazi, isto é, veterano de guerra, ou juiz e campeão da causa do Islão.


Estatua em homenagem a Ertugrul Gazi.


No século XIX, uma fragata da marinha Otomana recebeu o nome de Ertuğrul, em sua memória.

Fonte: Wikipédia

73 comentários:

Anônimo disse...

Foi um guerreiro admirável e muito respeitado👏👏👏👏👳👍

Anônimo disse...

Estou assistindo a série e estou amando.

Anônimo disse...

Série Sobre Ertugrul,"Ressurretion" ,disponível na Netflix.

Unknown disse...

Foi um grande guerreiro, admirável estou adorando assistir o seriado ter conhecimento histórico dos turcos.

Unknown disse...

Muito bom. Aguardo 6a. Temporada.

Anônimo disse...

Assistir toda a série.Amei

Anônimo disse...

Assistir a série toda simplesmente amei.

Unknown disse...

Vai aver a 6 temporada que ficou sem centido o final e temos que saber o que aconteceu depois. E muito boa a historia

Unknown disse...

Amei a série, gostaria de saber se vai ter a sexta temporada, esperando ansiosa

Unknown disse...

Espero ver o final com ertugrul

Unknown disse...

Série maravilhosa,aprendi um pouco sobre a Turquia, estou terminando a quinta temporada,eu penso que termina por aí mesmo,espero não ter decepção no finalzinho

nilza carvalho disse...

Terminei de assistir a série.
Acho que deveria ter a 6 Temporada e se possível retratar como foi a guerra, o pós guerra contra os mongóis, pesquisando sabemos que Osman fundou o Estado Otomano, mas poderiam numa próxima temporada mostrar alguma coisa, deve haver algum registro dos feitos de Osman, terminou a 5 temporada e não sabemos quem volta, quem morre etc, o que aconteceu com Ertugrul, espero mais uma temporada.
Série digna de reflexão, mostrando a fé como alicerce.

Unknown disse...

Excelente a série mas gostaria de saber como Osman fundou o estado otomano.

Simone disse...

Maravilhosa a série! Não consigo parar de ver. Aprendendo a história desse grande guerreiro.

Unknown disse...

Meu Deus... é muito difícil me prender em" frente da tv", eu amei essa série, é viciante!

Unknown disse...

Mas de que,como que ertugrul morreu??

Unknown disse...

Durante a serie muitos que faziam parte foram esquecidos pelo autor.

Unknown disse...

Quem por exemplo...gostaria de saber mais sobre a história

Unknown disse...

?

Unknown disse...

Estou no final da quarta temporada, já penalizada, porque faltará, só mais uma.

Unknown disse...

gostei muito da série e estou acompanhando a kurulus osmam, mas realmente ficou uma lacuna, entre a 5 temporada e a temporada do osmam, varios personagens ficaram apagados na introdução da serie kurulus osmam. e principalmente de que e como morreu ERTGRUL ?

Unknown disse...

Amo essa série gostaria que fosse divulgada a data da 6 temporada vai ter kurulus osmam quando a
meiii

Unknown disse...

Se tivéssemos um presidente assim como ertugul

José Roberto disse...

Uma das melhores séries que já até hoje

José Roberto disse...

Uma das melhores séries que já vi até hoje

Unknown disse...

Já esta passando a serie kurulus Osman.
Que fala sobre a fundação do estado.
Mas só esta disponível na própria emissora ATV( se Nair engano, é esse o nome) da Turquia,nas quartas feiras às 15hrs mais ou menos, porque lá é televisionada às 20hrs ou 21hrs.Dá pra assistir pelo o App da emissora,mas o que é ruim é que não consegui as legendas.

Unknown disse...

Também tenho esta curiosidade.
Já pesquisei varias vezes de todas as formas,mas não tem exatamente como ele morreu.
O que se perece é que foi de velhisse,pois tem uma estatua dele somente de pé e com a espada. Geralmente se foi morte em guerra ou decorrente dela o cavalo teria as patas levantadas( ou somente uma delas).

Unknown disse...

Serie muito bôa.
Mas gostaria de continuidade da historia até seu mártirio,e se ele teve filhos com a nova Esposa...

Unknown disse...

Assisti todas às temporadas e amei. Gostaria que tivesse continuação!

Unknown disse...

assistir e amei ,gostaria de mais episódios.

Unknown disse...

Queria saber se Bamsi morre mesmo em uma emboscada e como morreu ERTGRUL?

Unknown disse...

Adorei a série. Por conta disso estou morrendo de vontade de conhecer a Turquia. Deveríamos ter na tv mais séries históricas.

Unknown disse...

Série Maravilhosa tomar que a continuação não demore tanto no Brasil. Adorei assistir. Emocionante!

Unknown disse...

Assisti duas vezes, adorei também queria assistir a sexta temporada adorei mesmo.

Unknown disse...

Muito boa a série, mas gostaria de saber como Ertugrul e Turgut morreram!!!

Unknown disse...

Gostaria de recever um documentario a cerca de como morreu Ertugrul e quando ele partiu para a grande guerra foram para onde

Unknown disse...

Ertugrul parte para a grande guerra ele foi ao encontro de quem com os seus guerreiros e para que lugar foi para Anatolia....waldir nascimento Coutinho

Unknown disse...

Estou adorando essa série e conhecendo mais sobre essas grandes conquistas

souquel disse...

Ja assisti essa série duas vezes,amei a gente quer assistir um capítulo atras do outro e queria que se os produtores pudessem fazer uma série do Saladino amo ele contando a vida dele e tendo o Ertugrul como Saladino que maravilha seria .

Ro Viegas disse...

Amei a série.
Vai ter 6 temporada?

Ana Cristina Galvão Dourado disse...

Série maravilhosa ❤️

Unknown disse...

Seria magnífico termos a sexta temporada e saber como foi a guerra, como também o casamento do guerreiro com Ilbilge Hatun

Unknown disse...

Assistindo a série Ertugrul,tive a primeira tristeza na perca do ADoAlpgan.Fascinado pela historia😭👍

Unknown disse...

Corrigindo:ALP DOGAN 😭

Unknown disse...

Estou fascinada peloa serie eu gosto muitos de Historia mediavais

mari2009 disse...

Tambem estou amando essa serie!

Unknown disse...

Começando a 5 temporada. Outros personagens, outra história. Não estou gostando muito. As primeiras são ótimas. Não desliga da TV. MAS E MUITO LONGA.

Unknown disse...

ACHO A HISTÓRIA DESTE HOMEM GUERREIRO INTERESSANTE E DELA SE PODE SIM TIRAR ESPERIENCIAS DE UM GUERREIRO OBSTINADO.

Unknown disse...

Adorei a série, não gostei de ter perdido Halime , nem do casamento c Ilbinge, na história real ele casou só c Halime, esperando ansiosamente pelo KURULUS...

Unknown disse...

Gostaria de saber se a HAIME HATOUM APARECE NA PROXIMA SERIE.

Everton disse...

Pelo que pesquisei, ERTRUGRUL morreu de velhice com quase 90 anos. 10 anos antes ele passou o comando a Osman.

Adriana disse...

Eu estou encantada com a série, simplesmente não consigo parar de ver!!! Estou no fina da 4ª temporada e sofrendo pq só terá mais uma. Li q a 5ª temporada será a ultima.

Unknown disse...

Na continuação Kurulus-Osman,ficamos sabendo de muita coisa,eu já vi a primeira temporada, e a segunda, até aonde foi gravada, eles ainda estão gravando a segunda temporada, mas estou em tempo real com a série!!!

Unknown disse...

Na continuação não é assim!!!

Unknown disse...

Não aparece, na continuação,já se passaram muitos anos!!!

Unknown disse...

Verdade também não gostei disso. Já vi a primeira é já estou vendo a segunda temporada de Kurulus-Osman!!!

Unknown disse...

Temos a sexta temporada, que é Kurulus-Osman, é uma continuação direta, com os filhos crescidos, e alguns personagens de Ertugrul, poucos, pois já passaram muitos anos. Mas em relação ao que você quer saber, acho que você vai se decepcionar!!!

Unknown disse...

Se você ver a continuação, que é Kurulus-Osman, você saberá!!!

Unknown disse...

Mas tem a continuação, Kurulus-Osman, aí você vai ficar sabendo!!!

Fatima Maria disse...

Li sobre ele e a esposa não morre tão cedo. Por que o autor mudou a História? Desisti de continuar assistindo, foi decepcionante.

Unknown disse...

Jamais vi uma série como essa
Parabéns
Aguardando a 6 temporada

Unknown disse...

Ótima também estou amando

Leila disse...

Acredito que devem ter encerrado a série aí, porque ficaria complicado outra temporada, já que o casamento com Ilbilge foi adaptação.
Ficaria sem sentido arrastar essa situação inverídica.
Muitos sentiram que ficou um vazio na série com a saída da atriz que fez Halime, tendo que causar uma morte que na vida real não aconteceu.

Unknown disse...

Adoro essa série e maravilhosa a história não pergo por nada

Unknown disse...

Maravilhosa essa série por isso recomendo pra quem quiser assistir amo

Unknown disse...

Segundo li, o marido da atriz foi contratado para jogar na inglaterra, é jogador de futebol. Ela o acompanhou pois o pedido de aumento do cachê foi recusado.

Unknown disse...

Amo amo a série Ressurrection❤️ gostaria de ver a continuação me apaixonei pelos Turcos,,,

Unknown disse...

Uma série belíssima s não gostei da halime hatum ter moído já assistir a sexta temporada no telegran estrugul morre de velhice e Osmar assume seu legado

Unknown disse...

Série espetacular! Quando será exibida a sexta temporada? Ansiosa por isso!

Unknown disse...

A continuação da série tem no portal otomano Brasil,osman

Unknown disse...

Estou asistindo to na tenporada 5 estou facinado estou adorando tomara que termine bem grandes atores parabens 👋🙏👍

Unknown disse...

Alguem pode me dizer se tem 6 temporada 👋🙏👍

Unknown disse...

Acabei de ver hoje, parabéns maravilhosa , gostaria de mais capítulos ameiiiii