terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Arquitetura Turca

Fabulosas obras de arquitetura se encontram preservadas na Turquia.




Desde os caravansarais dos seljúcidas à Catedral de Santa Sofia, a Mesquita Azul, o Palácio de Dolmabahçe e antigas casas de madeira em Istanbul e Safranbolu.

Mesquita Azul

A Mesquita Azul (ou Mesquita do Sultão Ahmed) é uma das obras-primas em Istambul do arquiteto Sinán. Está situada em frente da Hagia Sofía separadas ambas por um formoso espaço ajardinado, e é a única no Istambul que possui seis almádenas (minaretes).




O seu magnífico exterior não faz sombra a seu suntuoso interior. Uma verdadeira sinfonia de belos mosaicos azuis de Izmir dão a este espaço uma atmosfera muito especial. Sinán Ibn Abdulmennan, ou Mimar Sinán (em turco, "Arquiteto Sinán"), ou simplesmente Koca Sinán ("o Grande Sinán"), foi o chefe dos arquitetos imperiais (mimarbashi) da corte turca e serviu às ordens de três sultões durante cinqüenta anos, entre 1538 e 1588. Seus trabalhos são um compêndio da arquitetura turca em seu apogeu e seus lucros artísticos revolucionaram a concepção estética do Islã. Os imperadores Bizantinos construíram um grande palácio onde se encontra hoje a Mesquita Azul. Em 1606 o Sultão Ahmet I quis construir uma mesquita maior, mais imponente e mais bonita do que a Igreja de Santa Sofia.

A Mesquita Azul ou também chamada de Mesquita de Sultão Ahmet é um triunfo em harmonia, proporção e elegância. Ela foi construída em um estilo clássico otomano e se encontra bem em frente da Igreja de Santa Sofia no bairro famoso de Sultan Ahmet.

As mesquitas geralmente eram construídas com um intuito de serviço publico. Existiam diversos prédios ao lado da Mesquita Azul que incluem: escola de teologia, uma sauna turca, uma cozinha que fornecia sopa aos pobres, e lojas, as quais forneciam capital para o sustento da mesma.

A mesquita foi revestida com azulejos azuis e possui ricos vitrais também do mesmo tom. Não há figuras no interior da Mesquita pois os muçulmanos não cultuam imagens.

Ao entrar na Mesquita é necessário tirar os sapatos. Shortes, minissaias, bermudas ou camisetas sem mangas não são recomendados. Funcionários da Mesquita fornecem uma espécie de canga para cobrir as partes do corpo que desrespeitam a religião muçulmana.

Mesquita de Soliman




A mesquita de Soliman "O Magnífico" , aonde ele e sua esposa estão enterrados, é considerada como a mais bonita das mesquitas dos sultões existentes em Istambul. Foi edificada entre 1550 e 1557 pelo famoso arquiteto turco, Sinan. É notável pela sua altura, enfatizada por quatro minaretes um em cada angulo da mesquita; ao redor da mesma, foi construído na época escola de teologia, escola de medicina, refeitório hospício para os pobres um hotel para caravanas (kervansaray) e banho turco.

Basílica de Santa Sofia




A Basílica de Santa Sofia, também conhecida como Hagia Sophia (grego: Άγια Σοφία Hagia Sophia, que significa "Sagrada Sabedoria"; Ayasofya em turco) é um imponente edifício construído entre 532 e 537 pelo Império Bizantino para ser a catedral de Constantinopla (atualmente Istambul, na Turquia) e que foi convertido em mesquita em 1453 até ser transformado em museu, em 1935.


Interior da Hagia Sofia, Istambul, Turquia.


Hagia Sophia foi convertida em uma mesquita após a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos comandados pelo Sultão Mehmed II, em 1453. Seus ricos mosaicos figurativos foram cobertos com emplastro. Por quase 500 anos, foi a principal mesquita de Istambul e serviu como modelo para muitas das grandes mesquitas otomanas da cidade, tais como a Mesquita Shehzade, a Mesquita Solimão e a Mesquita Rustem Pasha.

Em 1935, Kemal Atatürk ordenou a sua secularização e a basílica converteu-se em museu.

Palácio de Dolmabahçe

O palácio de Dolmabahçe foi construído entre 1843 e 1856 no declínio do império Otomano.




Este opulento palácio parece querer mostrar a riqueza e poder do império Otomano mas na verdade a história era outra. O povo estava em revolta por uma onda de nacionalismo europeu, o exército Otomano estava obsoleto e desorganizado e suas finanças descontroladas.




Existe um salão de festa de 2.000 metros quadrados com um lustre de 4 toneladas e meia, presente da Rainha da Inglaterra. Por causa do seu imenso tamanho, o aquecimento deste salão era iniciado 3 dias antes da festa(* Palácio usado no inverno).

Forte de Rumeli Hisar




A fortaleza da Rumeli foi construída em quatro meses, pelo sultão Mehmet “O Conquistador” antes da conquista da cidade de Constantinopla em 1452. É um dos mais bonitos e interessante monumentos da arquitetura militar existente no mundo. Atualmente é utilizada como teatro durante os festivais de verão.

Fontes: Wikipédia / Traço Imaginário Arquitetura / Levante Tours


Leia também!

► Arquitetura Romana

► Arquitetura Africana

Nenhum comentário: