terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Gaugaúzia

A Gagaúzia (em gagauz Gagauz-Yeri; em romeno Găgăuzia) é uma região autônoma da República da Moldávia. Seu nome oficial é Unidade Territorial Autônoma da Gagaúzia (em romeno Unitate teritorială autonomă Găgăuzia).

História

O povo gagauz descende dos turcos seljúcidas que se instalaram em Dobruja, juntamente com os pechenegues, oguzes e cumanos que seguiram o sultão seljúcida anatólio İzzeddin Keykavus II (1236-1276). Mais especificamente, trata-se de um clã de oguzes que migraram para os Balcãs durante os conflitos com outras tribos turcas e se converteram do Islamismo para o Cristianismo Ortodoxo após se estabelecerem nos Balcãs orientais (atual Bulgária) e foram chamados de turcos gagauzes.

Economia

A base da economia gagauz é a agricultura, particularmente a viticultura. Os principais produtos de exportação são: vinho, óleo de girassol, bebidas não alcoólicas, lã, couro e têxteis.

Demografia

De acordo com o senso de 2004, Gagaúzia tem uma população de 155.700 habitantes, dos quais 58.300 vivem na zona urbana e 97.500 na zona rural.

Composição étnica
· 82% de Gagauzes
· 7,8% de Moldávios
· 4,8% Búlgaros
· 2,4% Russos
· 2,3% Ucranianos

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: