sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Sultanato de Rum

O Sultanato de Rum foi um sultanato turco seljúcida que governou a maior parte da Anatólia, através de uma linhagem direta, de 1077 até 1307, com a capital em Izmik e, posteriormente, em Konya (embora como a corte do sultanato era extremamente móvel, cidades como Kayseri e Sivas também funcionaram como capitais). Em sua extensão máxima o sultanato se estendeu por toda a Turquia central, da costa de Antália-Alanya, no Mediterrâneo, até o território de Sinop, no mar Negro. A leste, o sultanato absorveu outras nações turcos e chegou até as margens do lago Van. Seu limite ocidental localizava-se próximo a Denizli, às portas da bacia do Egeu.




História

O termo "Rûm" vem do árabe para Roma, designando o Império Romano; os seljúcidas chamavam as terras de seu sultanato de Rum pois localizava-se sobre território que era considerado "romano", isto é, bizantino, pelos exércitos islâmicos. Historiadores turcos modernos usam o termo Anadolu Selçukluları ("Sultanato Seljúcida da Anatólia") ou, mais recentemente, Türkiye Selçukluları ("Seljúcidas da Turquia"). O Estado é chamado ocasionalmente de Sultanado de Konya ou Sultanato de Iconium, em fontes ocidentais mais antigas.

O sultanato prosperou especialmente durante o fim do século XII e início do século XIII, quando conquistou os principais portos bizantinos nas costas do Mediterrâneo e do mar Negro. Dentro da Anatólia os seljúcidas fomentaram o comércio através de um programa de construção de caravanserais, que facilitavam o fluxo de mercadorias do Irã e Ásia Central até os portos. Formaram-se laços comerciais especialmente fortes com os genoveses durante este período, e a riqueza proveniente destas atividades comerciais permitiu ao sultanato absorver outros Estados turcos que haviam sido fundados na Anatólia antes da Batalha de Manzikert: os danismendidas, os mengücek, os saltuklu e os artuklu. Os sultões seljúcidas suportaram com sucesso seguidos ataques durante as Cruzadas, porém em 1243 sucumbiu ao avanço dos mongóis. Os seljúcidas tornaram-se vassalos dos mongóis, e apesar dos esforços de administradores astutos para preservar a integridade do Estado, o poder do sultanato se desintegrou durante a segunda metade do século XIII, e já havia desaparecido completamente na primeira década do século seguinte.

Em suas décadas finais o território do Sultanato Seljúcida de Rum viu o surgimento de diversos pequenos principados, ou beyliks entre os quais estava o dos Osmanoğlu, conhecidos posteriormente como otomanos, que acabaram assumindo eventualmente o poder na região.

Fonte: Wikipédia


Leia também!

► O Poder Seldjúcida

► Império Seljúcida

Nenhum comentário: