segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Dinastia Danismendida

Os danismendidas foram uma linhagem dinástica turcomana que dominou a Anatólia Oriental entre os séculos XI e XII. Foram os principais rivais dos turcos seljúcidas do Sultanato de Rum.




História

A dinastia dos danismendidas foi estabelecida por um homem de nome desconhecido que, em língua persa, tinha o título de "danishmend" - termo usado para pessoas que possuíam boa educação. Ele formou um estado mercenário, dedicado à rapinagem, controlando o território entre Sivas e Melitene.

Em 1097, o seljúcida Kilij Arslan I lutou contra os danismendidas em Melitene mas, enquanto se empenhava nessa luta, a Primeira Cruzada tomava sua capital, Niceia; então, seljúcidas e danismendidas se aliaram contra os cruzados, porém foram derrotados na batalha de Dorileia.

Em 1101, os aliados conseguiram derrotar os cruzados, porém em seguida a aliança se desfez. Kilij Arslan estabeleceu sua nova capital em Iconium e voltou a guerrear contra os danismendidas.

Em 1130, Boemundo II de Antioquia morreu lutando contra o emir danismendida Gumushtugin, ao socorrer o reino armênio de Cilícia. Gumushtugin morreu em 1134, e seu sucessor, Muhammad, mostrou-se um monarca muito fraco, razão pela qual o estado danismendida declinou, caindo anos depois sob o domínio dos seljúcidas.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: