terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Cumanos

Os cumanos, também conhecidos como polovtsy (palavra eslava para amarelado) eram uma tribo turca ocidental que vivia ao norte do Mar Negro ao longo do Volga. Eles são identificados como o ramo ocidental dos kipchaks.




Eles invadiram o sul da Ucrânia, Moldávia, Valáquia e parte da Transilvânia no século XI e a partir daí eles continuaram suas pilhagens e saques no Império Bizantino, Hungria e Kievan Rus'.

Em 1089, eles foram derrotados por Ladislau I da Hungria, sendo novamente derrotados por Vladimir Monomakh no século XII e esmagados pelos tártaros em 1241. Muitos se refugiaram na Hungria e na Bulgária, onde foram assimilados. Seu nome pode ainda ser encontrado em nomes de lugares como a cidade de Kumanovo na Macedônia, Comăneşti na Moldávia e Comana na Dobruja.

Os cumanos se estabeleceram na Hungria tendo seu próprio governo, e seu nome (kun) ainda é preservado nos nomes dos condados de Bács-Kiskun e Jász-Nagykun-Szolnok, e nos nomes de cidades como Kiskunhalas e Kiskunszentmiklós. Os cumanos da atual Rússia se juntaram ao canato da Horda de Ouro.




No século XIII, os cumanos ocidentais tornaram-se católicos, enquanto os orientais assumiram o islamismo. a Diocese Católica dos Cumanos incluía a Romênia e a Moldávia. Este título foi mantido até 1523. O principado da Valáquia foi estabelecido por Basarab I, filho do comandante militar cumano Tihomir da Valáquia no início do século XIV. O nome Basarab é considerado de origem cumana, significando rei pai.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: